Remediação Ambiental
A Remediação de Áreas Contaminadas consiste na implementação de medidas que resultem no saneamento da área/material contaminado e/ou na contenção e isolamento dos contaminantes, de modo a atingir os objetivos aprovados a partir do projeto de remediação.

Os trabalhos de remediação das áreas contaminadas devem ser continuamente avaliados de modo a verificar a real eficiência das medidas implementadas, assim como dos possíveis impactos causados aos bens a proteger pelas ações de remediação. Trimestralmente ou semestralmente são realizados estudos de “Monitoramento de Eficiência do Sistema de Remediação Ambiental”, os quais são encaminhados para o órgão responsável.

O encerramento dessa etapa se dará, após anuência do órgão de controle ambiental, quando os níveis definidos no projeto de remediação forem atingidos.

As técnicas de Remediação Ambiental implanadas pela EnGeo são:

  • Bombeamento (Pump and Treat)
  • Air Sparging (AS)
  • Extração de Vapores (SVE)
  • Extração Multifásica (MPE)
  • Oxidação Química (ISCO)
  • Redução Química (ISCR)

Bombeamento (Pump and Treat)

É um método comum para a limpeza da água subterrânea. Convencionalmente a água contaminada e bombeada para a superfície para tratamento (pump and treat systems).
A água subterrânea é transferida para a superfície por meio de uma bomba (pneumática ou elétrica), até a caixa separadora ou o tanque de recebimento. O efluente é tratado por um processo físico-químico, processo de osmose reversa, ultra violeta, tratamento de carvão, biorremediação, etc...
O tratamento do efluente dependerá do contaminante.


Air Sparging (AS)
É a técnica de remediação in situ que reduz a concentração dos compostos voláteis dos produtos de petróleo que estão adsorvidos no solo e dissolvidos na água subterrânea.
Essa técnica também é conhecida como volatilização in situ, isto é, injeção de ar livre de contaminantes na zona saturada para a remoção dos hidrocarbonetos dissolvidos na água e adsorvido no solo, reduzindo as concentrações.
air sparging é utilizado freqüentemente com a técnica de SVE, mas também pode ser utilizado com outras tecnologias de remediação.


Extração de Vapores (SVE)
É a técnica que extrai a fase vapor na zona não saturada, adsorvida no solo, reduzindo a concentração dos hidrocarbonetos de petróleo. Essa tecnologia é efetiva para redução das concentrações dos compostos orgânicos voláteis (VOC) e para alguns os compostos orgânicos semi-voláteis (SVOC).


Extração Multifásica (MPE)
É a técnica que extrai simultaneamente as fases livre dissolvida adsorvida e a vapor das zonas saturada e não saturada. Esta técnica também é chamada:

  • Bioslurping: é similar ao TPE, mas com objetivo de recuperar a fase livre e estimular a biorremediação na zona não saturada.
  • DPE (Dual-Phase Extraction): é chamado assim por conduzir separadamente o gás e o líquido. Isto é, existem duas tubulações, uma para transportar o gás e a outra para o liquido.
  • TPE (Two-Phase Extraction): é chamado assim por conduzir o gás e o líquido na mesma tubulação.

 
Oxidação Química (ISCO);
A Oxidação Química In-situ (ISCO) é uma técnica de remediação que utiliza injeção sub-superficial de um oxidante químico forte para o tratamento de solos contaminados e águas subterrâneas.

    • Redução Química (ISCR).
    voltar